sexta-feira, 24 de junho de 2011

Antioxidantes: Suco de frutas ou chocolate?


chocolate


Vários estudos já mostraram que o consumo, claro que adequado, do chocolate pode trazer grandes benefícios à saúde, já que é rico em flavonoides e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir o câncer e promover a saúde do coração.
Recentemente, desenvolveu-se uma pesquisa para comparar a quantidade desses antioxidantes no chocolate e nos sucos de frutas. Resultado: os chocolates, principalmente do tipo amargo, contém mais polifenois e flavonoides do que alguns sucos de fruta, como os de açaí, romã e cranberry. Por esses resultados, os pesquisadores afirmaram que o cacau pode ser considerado uma "superfruta".
Outro estudo publicado no "Journal of Agricultural and Food Chemistry" mostrou como o chocolate pode aumentar a produção do colesterol bom (HDL).
Os polifenois presentes no cacau aceleram a atividade de certas proteínas, incluindo aquelas que se ligam ao DNA, para aumentar os níveis de colesterol bom e diminuir o colesterol ruim (LDL). A explicação é que eles aumentam os níveis da apolipoproteína A1, principal componente do colesterol bom, e diminuem a B (ApoB) no fígado e no intestino.
No entanto, vale ressaltar que os mesmos benefícios não foram encontrados no chocolate branco, e por ser um alimento calórico e gorduroso, o seu consumo requer a redução de ingestão de calorias e gorduras provenientes de outros alimentos.

Fonte da imagem: www.photl.com
Fonte da Notícia: www.folha.uol.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário