quarta-feira, 6 de março de 2013

Antioxidantes: chocolate amargo






Vários estudos já mostraram que o consumo, claro que adequado, do chocolate pode trazer grandes benefícios à saúde rico em flavonoides e ácido gálico, são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir o câncer e promover a saúde do coração.
Desenvolveu-se recentemente  uma pesquisa comparando a quantidade de antioxidantes no chocolate e nos sucos de frutas. Resultado: os chocolates, principalmente do tipo amargo, contém mais polifenois e flavonoides do que alguns sucos de fruta, como os de açaí, romã e cranberry. Alguns pesquisadores afirmaram que o cacau pode ser considerado uma "superfruta".
Outro estudo  mostrou como o chocolate pode aumentar a produção do colesterol bom (HDL),  estudo publicado no "Journal of Agricultural and Food Chemistry
Vale ressaltar que os mesmos benefícios não foram encontrados no chocolate branco, por ser gorduroso e calórico.
Os polifenois presentes no cacau aceleram a atividade de certas proteínas, incluindo aquelas que se ligam ao DNA, para aumentar os níveis de colesterol bom e diminuir o colesterol ruim (LDL). A explicação é que eles aumentam os níveis da apolipoproteína A1, principal componente do colesterol bom, e diminuem a B (ApoB) no fígado e no intestino.
.
Os polifenóis são componentes naturais de uma ampla variedade de plantas e são conhecidos com metabólitos secundários. Fontes alimentares de polifenóis incluem cebola, maçã, chá, vinho tinto, uvas vermelhas, suco de uva, morango e certas nozes. Os polifenóis podem ser classificados em flavonóides e não-flavonóides.
Lidia El Khouri
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário