quinta-feira, 27 de junho de 2013

DIETA SEM GLÚTEN

Atualmente a mídia  tem falado muito  sobre a DIETA SEM GLÚTEN. Virou moda entre os famosos como receita de emagrecimento e bem estar  e por isso reportagens, entrevistas e  cardápios especiais tem sido divulgados. Muitas pessoas que não são celíacas, buscam informações que possam ajudá-las a entender o que é exatamente essa dieta e porque tantas pessoas estão a tirar o glúten de suas vidas.

Para tentar esclarecer um pouco, vamos resumir aqui de uma forma didática e simples, o que estamos presenciando.

O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e por contaminação cruzada, na aveia (o plantio e beneficiamento da aveia no Brasil são feitos nos mesmos locais em que o trigo e por isso ocorre a contaminação). Numa dieta isenta de glúten esses cereais e seus derivados são substituídos.  Assim os pães, massas, bolos, tortas, pizzas, salgados e doces são feitos com farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce ou azedo, maisena, fubá, farinha de grão de bico, etc. Quem faz uma dieta sem glúten precisa se adaptar a novos cardápios e sabores.

A Dieta sem Glúten vem sendo recomendada como  única forma de tratamento para a Doença Celíaca desde a década de 1950.  Mas como a doença até pouco tempo atrás era considerada rara, pouco se falava dessa dieta  e do seu tratamento.

Nos quadros de alergia ao trigo/glúten, também se recomenda uma dieta sem glúten. Uma das  diferenças entre esse tipo de  alergia (mediada por IgE)  e a doença celíaca é que, no caso da alergia  existem medicamentos e vacinas para minimizar os sintomas ou dessensibilizar a pessoa das reações  ao alimento alergênico. Na doença celíaca ainda não existe cura para essa reação autoimune ao glúten e o único tratamento é uma dieta rigorosa isenta de glúten por toda a vida.

Sabemos, através de estudos de pesquisadores americanos, australianos e europeus, que muitas pessoas tem problemas com o trigo e o glúten, além dos alérgicos e celíacos.   A SENSIBILIDADE AO GLÚTEN representa  uma gama de situações, abrangendo desde as pessoas com leve intolerância a essa proteína até os quadros graves de alergia alimentar e os de doença celíaca.

Tentarei aqui no meu blog, colocar receitas novas e produtos sem glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário